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História do PPGO

  

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFF (PPGO-UFF) iniciou em 2002 exclusivamente com o curso de mestrado. Em 2011 a primeira turma de doutorado foi formada dentro de um franco processo de expansão. Em 2017, o PPGO conta com 25 docentes do quadro permanente, 3 jovens docentes permanentes (JPD) e 7 docentes colaboradores, apresentando 3 áreas de concentração para o mestrado (Dentística, Clínica Odontológica e Ortodontia), 1 área de concentração para o doutorado (Odontologia) e 5 linhas de pesquisa. O PPGO tem estimulado o trabalho em equipe, integrando alunos de graduação e pós-graduação, nos níveis de Mestrado e Doutorado, dentro e fora de nossa Instituição, com ênfase especial na conexão com centros de excelência nacionais e internacionais. Certos de que indicadores de produção são fundamentais dentro do conceito de melhoria contínua, no contexto da gestão moderna de projetos e processos, constantemente procuramos expor os alunos e docentes aos desafios de gerar produtos científicos e tecnológicos translacionais, capazes de transferir o conhecimento da bancada para a clínica. Com base nesse pensamento, iniciamos em 2013 um processo de análise crítica que vem resultando em importantes modificações no Programa como um todo. Foram colocadas em prática novas ações com vistas a obter o conceito muito bom (MB). Neste contexto, além da produção científica e técnica do docente, a sua participação efetiva em ministrar disciplinas para a pós-graduação, em desenvolver projetos de pesquisa com vistas à captação de fomentos, em empreender ações para internacionalização, em orientar alunos de iniciação científica, bem como a aquisição de bolsas para os mesmos, tem sido incentivada. Priorizamos a partir de 2013 o foco na integração do docente-pós-graduando-discente como núcleo fundamental de projetos inter e multidisciplinares sob a égide da evidência científica, bioética e boas práticas de laboratório e pesquisa clínica. Destarte, pretendemos que nossos futuros mestres e doutores sejam capazes de integrar o método científico ao espírito crítico e empreendedor, possibilitando-os ensinar e pesquisar com criatividade, foco e ética, contribuindo para o avanço científico e tecnológico de nosso país e a qualidade de vida de nossa população. O novo modelo de tese/dissertação adotado pelo PPGO, teve um impacto positivo na produção intelectual, observando-se um aumento da publicação de artigos em revistas qualificadas. A implementação de um sítio do programa na internet, permitiu uma maior visibilidade do mesmo, aumentando a procura pelos nossos cursos por alunos egressos de outras instituições do Brasil e da América do Sul, além de facilitar a interação dos discentes com o programa. Como resultado da maior visibilidade, a procura por nossos cursos vem aumentando consideravelmente, e também o aumento no número de orientações. 
A partir de 2014, a implantação do programa institucional PNPD levou ao ingresso de 3 alunos de pós-doutoramento, aumentando a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, com profissionais mais experientes e comprometidos, atingindo o objetivo de aprimoramento continuado. Em 2015, o programa também passou a incentivar o credenciamento de docentes jovens recém-contratados, contando atualmente com três docentes nesta categoria, com o intuito aumentar o estímulo destes jovens docentes à pesquisa e melhor aproveitar seus potencial. 

 

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