Defesas – informações e agendamento

Prezado aluno,

O trabalho final do aluno (dissertação no caso do Mestrado e tese no caso do Doutorado) deve ser submetido a uma comissão avaliadora, sendo a aprovação deste trabalho necessária para a obtenção do título.

O agendamento de defesa é obrigatório ainda que não seja necessária a utilização do auditório do PPGO.

O prazo mínimo para defesa é de 12 meses no Mestrado e 24 no Doutorado. O prazo máximo é de 24 meses no Mestrado e 48 no Doutorado. Havendo necessidade de prorrogação do prazo máximo, o orientador deve enviar a solicitação à coordenação com justificativa, cabendo ao Colegiado deliberar se deferirá ou não a solicitação.

A dissertação ou tese deve seguir o Modelo do PPGO. Para providenciar a ficha catalográfica a ser inserida na dissertação ou tese, acesse aqui as instruções.

Ao realizar o agendamento de sua defesa é importante atentar para algumas exigências que devem ser cumpridas:

1 – Ter cursado o número de créditos, em disciplinas optativas, necessários para a integralização do curso (18 para o mestrado e 4 para o doutorado). Para obter informação sobre os créditos cursados acessar o SIPOS, acessar a Área do Aluno com seu login e senha e verificar no Histórico o total de créditos cumpridos em disciplinas em que foi aprovado. Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco;

2 – Solicitar que o orientador envie para o e-mail do PPGO o relatório de notas referente ao Estágio Docente, para os alunos de Mestrado, ou aos Seminários de Tese, para os alunos de Doutorado.  Para obter os modelos de relatórios clique no link correspondente:

Modelo de Relatório de Estágio Docente

Modelo de Relatório de Seminários de Tese

 

3 – Anexar, ao final do agendamento, a declaração do orientador informando que foi ou foram produzido(s) o(s) artigo(s) necessário(s) para a conclusão do curso (pelo menos 1 artigo para o Mestrado e 2 para o Doutorado). Baixe aqui o Modelo de declaração de produção de artigos.  O(s) artigo(s) NÃO devem ser incluídos na dissertação ou tese em inglês, da forma que serão submetidos, para evitar futura dificuldade na publicação por ser considerado plágio;

4 – Anexar, ao final do agendamento, a declaração do coordenador de área aprovando a composição da comissão examinadora. Baixe aqui o Modelo de aprovação de banca examinadora.

IMPORTANTE: A Comissão Examinadora de defesa de Mestrado é composta por pelo menos três membros (orientador – presidente da comissão, 1 membro interno e pelo menos 1 membro externo). A Comissão Examinadora de defesa de Doutorado é composta por pelo menos 5 membros (orientador – presidente da comissão, 2 membros internos e pelo menos 2 membros externos). Se um dos membros tiver dois vínculos e um destes vínculos for com a UFF, ele será considerado como membro interno e não externo. Os professores da UFF de Friburgo são considerados membros internos. É necessária também a indicação de pelo menos um suplente interno e um externo. Os membros devem possuir título de Doutor ou equivalente e estar vinculados a uma instituição de ensino superior.

Após agendamento nesta página, uma ata será enviada pela secretaria do Programa ao aluno e ao orientador e após a defesa, a mesma deverá ser encaminhada pelo orientador com todas as assinaturas à secretaria do Programa através do e-mail mpo.cmo@id.uff.br

Para agendamento de Defesa de Dissertação de Mestrado, preencher apenas as informações relativas aos dois primeiros membros e aos membros suplentes, além do orientador. Para agendamento de Defesa de Tese de Doutorado, preencher as informações relativas aos quatro membros e aos membros suplentes, além do orientador.

10 + 11 =

Anexe abaixo em formato PDF com limite de 2mb a declaração de produção de artigos e a declaração de aprovação da banca examinadora. Ambos os arquivos são obrigatórios para o agendamento da defesa.

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